quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

sweeney todd

bem, para começar gostaria de explicar que vi este filme na ante-estreia que ocorreu no arrabidashopping graça ao meu querido bom amigo Vasco (aproveito a deixa para te agradecer Vasco) que me ofereceu os bilhetes. eu pensei (e enganei-me profundamente) que as pessoas que vão a uma ante-estreia tem um verdadeiro interesse no filme a passar, contudo interesse era a ultima coisa que me passava pela cabeça quando vi a balburdia dentro da sala. parece que os grupinhos de adolescentes com as hormonas aos saltos decidiu ir partilhar amor para dentro da sala, isto como se não bastassem os ruidosinhos incomodativos do mastigar intermitente de todo o tipo de alimentos possiveis e imaginarios. parece que os parzinhos saltitantes e irritavelmente felizes de namorados (se bem que as "curtes" estejam mais na moda nestes dias) decidiram ir fazer pequenos piqueniques de pre-adultozinhos para a sala onde se passa um filme! pergunto-me porque que não se vendem pipocas à entrada de exposições de pintura ou de composições escultóricas , afinal se o cinema é uma forma de arte (a setima segundo dizem) porque que é o unico priveligiado com pipocas e adolescentes aos saltos? será que se eu escolhesse ser pintora poderia ter um tipo de publico que de facto compreendesse que o meu trabalho é arte, e que estivesse minimamente interessado na mensagem que esta para lá daquilo que se vê, em vez do tipo de publico que vai ao cinema como uma forma de se entreter (quando não há melhor para fazer)? fica aqui a dúvida e como feliz ou infelizmente escolhi o cinema como forma artistica a abordar acho que vou ter de encarar isso como uma inevitabilidade, criar arte que entretenha este tipo de gente.
quanto ao sweeney todd, eu pessoalmente nunca fui grande fã nem de Tim Burton nem de musicais, como tal não apreciei grande coisa este filme. acho (opinião meramente pessoal) que o senhor Burton é acima de tudo um animador, que a sua visão fantástico-morbida resulta bem em filmes de animação onde pode ser utilizado qualquer tipo de idiotice que nunca fica "mal" alias é considerado um traço positivo de imaginação, mas infelizmente (para os fãs é claro) estamos a falar de um filme com atores reais. com musicas já feitas não há aquele toque que (penso eu) tanto fantasiava os fãs, quanto às prestações dos atores foram bastante boas considerando que nenhum deles é cantor e que no geral já são conhecidos exactamente por serem bons actores. tecnicamente está bem conseguido para quem tem milhões para gastar num filme, mas ainda há quem sem tantos recursos faça fimes tão bem ou melhor do que este tecnicamente (é só uma questão de prioridades). de resto o fim é um bocado abrupto deixando as pessoas um pouco sem reacção (eu fiquei) penso que a ideia será deixar as pessoas a pensar em possiveis finais alternativos, pois existe a evidente continuação duns determindos personagens que ficam em aberto. bem para rematar não o considerei nem um bom filme nem um mau filme, tal como eu nem gostei nem desgostei dele, sugiro "nightmare before christmas" ou melhor ainda "vincent"...

1 comentário: